quarta-feira, 10 de março de 2010

Crônicas Saxônicas 1 – O Último Reino

o ultimo reino O Último Reino é o primeiro romance de uma série de  Bernard Cornwell que reconstrói a saga do órfão Uthred nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX,  é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Detalhes e curiosidade

Heahengel  significa arcanjo ;
Nihtgenga significa caminhante noturno, ou goblin ;
Bafo de serpente primeira espada de Uthred feita por  Ealdwulf ;
Ferrão de vespa, espada tamben feita por  Ealdwulf , uma espada curta  para lutar na parede de escudos ;
Yggdrasil, a árvore da vida ;
Sceadugengan, os Andarilhos das Sombras ;
Earsling. Significa bundinha ;
Endwerc, que significa dor na bunda ;
Heahengel, o Ceruphin e o Cristenlic, que significam Arcanjo, Querubim e Cristão.
O lindo Víbora do Vento, navio dos sonhos era o navio de Ragnar, uma coisa linda com casco de carvalho, cabeça de serpente esculpida na proa, cabeça de águia na popa e um catavento triangular feito de bronze, no qual havia um corvo pintado de preto.
Nomes adequados para navios de guerra Derramador de Sangue, Lobo-do-mar ou Fazedor de Viúvas.

“Os antigos escritores ingleses que sofreram na mão dos dinamarqueses e raramente usam a palavra viking, que, de qualquer modo, descreve mais uma atividade do que um povo ou uma tribo. Sair "viking" significa sair fazendo ataques e pilhagens de surpresa, e os dinamarqueses que lutaram contra a Inglaterra no século IX, ainda que indubitavelmente fizessem ataques-surpresa e saques, eram principalmente invasores e ocupantes. Muitas imagens fantasiosas foram ligadas a eles, e dentre as principais estavam o elmo com chifres,

Com relação ao elmo com chifres, para o qual não há absolutamente qualquer prova contemporânea. Os guerreiros vikings eram sensatos demais para colocar um par de protuberâncias nos elmos, posicionadas de modo ideal para permitir ao inimigo derrubá-lo da cabeça. É uma pena abandonar esse ícone dos elmos com chifres, mas infelizmente eles não existiram.”

Bernard Cornwell

Leitura recomendada

Mais detalhes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_Cornwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário